Bastou alguns minutos para que um vídeo divulgado nas redes sociais sobre um suposto caso confirmado de Covid-19 na cidade de Vitória de Santo Antão se espalhasse neste domingo (29). Na filmagem, uma internauta grava a entrada de acesso à emergência do Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) e técnicos do serviço de saúde, vestidos com roupas especiais, fazendo a transferência de um paciente em uma ambulância. O vídeo foi apagado minutos após a sua divulgação em uma conta do Facebook.
A informação sobre o caso confirmado, no entanto, não é verídica, de acordo com a direção do Hospital Tricentenário, que gere o Hospital João Murilo. Segundo o órgão, em nota divulgada, o paciente transferido veio do município de Glória do Goitá e encaminhado para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Recife.
“Diferente do que é transmitido no vídeo, um paciente encaminhado de Glória do Goitá teve o seu atendimento de forma isolada, sem contato com qualquer outro paciente ou acompanhante do João Murilo. Com uma equipe preparada para casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19, o HJMO realizou todos os procedimentos padrões com o paciente, antes da sua transferência, que foi realizada na mesma ambulância que o trouxe”, diz um trecho da nota.
O homem, segundo o setor de serviço social do HJMO, tem 63 anos e apresentava os principais sintomas do novo Coronavírus, por isso teve que ser encaminhado para uma unidade de referência para a realização do teste. O Blog Nossa Vitória entrou em contato com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Glória do Goitá. A organização informou que ainda vai se pronunciar sobre o caso.
A Secretaria de Saúde do Estado atualizou neste domingo os números da doença na região. Até o momento, são 73 casos confirmados com 5 mortes, sem nenhum registro de óbito nas últimas 24 horas. Os casos estão concentrados nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Goiana, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina, além de Fernando de Noronha.
Boatos recentes
Não é a primeira vez que o Hospital João Murilo lida com boatos nas redes sociais. No mês passado, diversas mensagens foram compartilhadas em grupos de WhatsApp sobre uma suposta infestação de meningite meningocócica na unidade hospitalar, o que provocou pânico nos pacientes e atrapalhou os atendimentos.
Na verdade, o hospital recebeu casos suspeitos de doença oriundos da unidade prisional da cidade e realizou o atendimento, segundo o setor de serviço social da unidade.
Por Marcio Souza, para o Blog Nossa Vitória, com colaboração de Cristiano Bassan, da Rádio Atual FM
Foto: Danilo Coelho/Arquivo/Blog Nossa Vitória