Os foliões vitorienses seguem na contagem regressiva para fevereiro. Enquanto o Carnaval não chega oficialmente, prévias e eventos esquentam a cidade para a folia. Neste sábado (25), não foi diferente. O restaurante Gamela de Ouro sediou a nona edição da Feijoada da ABTV – Associação de Blocos de Trios da Vitória, que reuniu as agremiações, carnavalescos, políticos e imprensa.
O evento, que teve início pela manhã e seguiu até o final da tarde, contou com os shows de Ricardo Rico e da Orquestra A Temperada e as participações de artistas que irão agitar as ruas no Carnaval, como os vocalistas das bandas Tá de Boa e Bolsa de Madame.
As homenagens desta edição foram ao compositor Guilherme Pajé e o radialista Régis Souza, ambos na categoria póstuma; Celebrando a passagem dos 70 anos de fundação, foi homenageado na categoria entidade o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória; já na categoria “construtores do carnaval antonense”, o maestro Geovane Pacheco e Rosa Santana, ex-diretora da Fundarpe, foram condecorados pelas contribuições ao carnaval vitoriense.
PREPARATIVOS – Presente no evento, o prefeito Aglailson Júnior (PSB) destacou em discurso que o Governo Municipal montará três polos para os foliões. O principal, na Praça Duque de Caxias, o infantil, na Praça da Matriz, e o descentralizado, no distrito de Pirituba. “Estamos juntos novamente, no quarto ano, onde nós iremos apoiar todos os carnavalescos que estão prontos pra brincar o melhor carnaval, que é aqui em Vitória de Santo Antão”, frisou o gestor.
COBRANÇA – Durante o discurso de agradecimento pela homenagem recebida, o presidente do Instituto Histórico, Pedro Ferrer, cobrou maior atenção da gestão municipal à entidade. “Este ano estamos completados 70 anos e esses 70 anos vai ser marcado por eventos mensalmente. Em julho, iremos agregar aqui em Vitória todos os institutos históricos de Pernambuco. Isso tudo só pode acontecer se o prefeito chegar junto. Porque sem dinheiro o Instituto Histórico não pode realizar esse evento do segundo encontro dos institutos históricos de Pernambuco”, disse.