Setembro é o mês da campanha de prevenção contra o suicídio. Desde 2015, o movimento “Setembro Amarelo” foi idealizado e têm realizado ações em todo país, mobilizando uma discussão mais aberta sobre o tema. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio.
Nesta sexta-feira (20), a Caminhada pela Vida, promovida pela APAMI – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância da Vitória de Santo Antão, percorreu as ruas do bairro da Matriz, Centro e Livramento. Com camisas brancas, girassóis, faixas e trio elétrico, os participantes defenderam o abraço contra a desistência da vida.
No período da tarde, no Clube Abanadores – O Leão foi realizada palestra com a psicóloga Ana Catarina. Além de alunos da rede municipal de ensino, mães do Núcleo de Assistência Multidisciplinar ao Neurodesenvolvimento Infantil (NAMNI) também participaram. Na Praça da Matriz, foram ofertados serviços da Celpe, além de ações gratuitas de entretenimento infantil, saúde e orientações jurídicas.