Dedicação, trabalho e prioridade nos investimentos. Essa é a fórmula que tem garantido a Pernambuco avançar na conquista de importantes resultados na área da educação. Mais uma demonstração desses avanços ficou registrada nesta quarta-feira (07.08), durante a premiação dos gestores, professores e estudantes da rede pública que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2018. Superando a pontuação média de 4,5 de 2017, os novos dados revelaram crescimento nos indicadores, que na média geral subiu para 4,7, superando novamente o índice nacional, que é de 3,5.
A solenidade, no Palácio do Campo das Princesas, foi comandada pelo governador Paulo Câmara, acompanhado de vários secretários estaduais, deputados estaduais e prefeitos. “Esse prêmio busca reconhecer um trabalho feito por muitas mãos, que tem dado a Pernambuco a oportunidade de melhorar na educação de maneira consistente. O Estado vem melhorando a cada medição, desde 2007. É o único no país que vem alcançando esse nível”, comemorou o governador, destacando o avanço dos municípios pernambucanos na área, de um ano para o outro.
Na esfera municipal, o prêmio reconheceu as três escolas que mais se destacaram nos anos iniciais e nos anos finais do ensino fundamental. Já as instituições da rede estadual foram certificadas em termos de maior evolução e maior IDEPE nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. As escolas estaduais que atuam em parcerias também receberam reconhecimento nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. As Gerências Regionais de Educação (GREs), por sua vez, foram agraciadas por maior evolução e melhor IDEPE.
“Pernambuco é o único Estado do Brasil que tem avançado todos os anos, aumentando os seus indicadores. Esse caminho que vem sendo construído é um trabalho de milhares de pessoas. Os municípios entenderam que, com planejamento, com trabalho e com um bom acompanhamento, temos resultados. E essa empolgação faz toda a diferença aqui no Estado, mesmo diante de todos os desafios”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.
“Conseguimos mais uma vez alcançar o primeiro lugar no Estado de Pernambuco, e isso é fruto de um trabalho realizado com muita seriedade, com muito amor e com muita responsabilidade e compromisso. É preciso registrar também o cuidado especial do secretário Fred Amâncio e da sua equipe, além do cuidado do governador, que a cada dia nos surpreende trazendo bons projetos para melhorar a educação”, afirmou a pentacampeã na categoria de melhor resultado entre as GREs do Estado, a gestora da região do Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro.
IDEPE – Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Realizado anualmente, o ranking utiliza os mesmos critérios de avaliação aplicados no cálculo do índice nacional (IDEB): proficiência dos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e do ensino médio e fluxo escolar.
1º LUGAR DE TODAS AS CATEGORIAS:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Escolas municipais) – IDEPE
· Escola Municipal Jose Benício Filho (Panelas) – 8,74
Anos Finais do Ensino Fundamental (Escolas municipais) – IDEPE
· Escola Milton Pessoa (Triunfo) – 8,05
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Rede municipal) – CRESCIMENTO NO IDEPE
· Palmeirina – 29,85%
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede municipal) – CRESCIMENTO NO IDEPE
· Lagoa do Carro – 47,66%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Rede municipal) – IDEPE
· Panelas – 7,75
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede municipal) – IDEPE
· Panelas – 6,76
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede estadual) – CRESCIMENTO NO IDEPE
· Escola Tobias Barreto (Catende) – 51,9%
Ensino Médio (Rede estadual) – IDEPE
· Escola Cel. Valeriano Eugenio de Melo (Olinda) – 76,5%
Anos Finais do Ensino Fundamental (Escolas estaduais em parceria) – IDEPE
· Escola de Aplicação do Recife – UPE (Recife) – 8,34
Ensino Médio (Escolas estaduais em parceria) – IDEPE
· Escola de Aplicação do Recife – UPE (Recife) – 7,40
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede estadual) – IDEPE
· Escola Dário Gomes de Lima (Flores) – 7,20
· Escola Tomé Francisco da Silva (Quixaba) – 7,20
Ensino Médio (Rede estadual) – IDEPE
· Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres (Tuparetama) – 7,90
Ensino Médio (Gerências regionais de educação) – CRESCIMENTO NO IDEPE
· Metropolitana Norte – 7,9%
Ensino Médio (Gerências regionais de educação) – IDEPE
· Vale do Capibaribe – 5,49
Foto: Hélia Scheppa/SEI