Em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (14), o vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Saulo Albuquerque (PRTB), anunciou o rompimento com o grupo político do prefeito Aglailson Júnior (PSB). Apesar do afastamento político, o médico afirmou que será “vice-prefeito até o final do mandato, com muita honra”.
Sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão, Saulo afirmou que pretendia um espaço maior na gestão municipal. “Eu queria ter uma visibilidade no governo, eu queria que meu grupo político também fizesse parte do governo. Mas, o mesmo sempre alegava problemas da Lei de Responsabilidade Fiscal e que não tinha condições de atender. Eu ficava a espera”, disse.
“Eu tinha que tomar uma posição, então conversei com ele no dia 13 de fevereiro, aguardei até o dia 5 de junho, e não houve mudança”, afirmou o vice. Segundo ele, a boa relação pessoal com Aglailson Júnior continua. “Nós estaremos de lados opostos na política e não no pessoal”, frisou.
O doutor e político mostrou ainda que não se arrepende das ações políticas tomadas e nem sentimento de injustiçado. “Eu acho o seguinte: a gente faz o que a gente pode. Então o que eu posso agora é me afastar. Eu não desejo nada que venha atingi-lo a vida pessoal, a vida política dele”, afirmou.
Sobre as eleições 2020, Dr. Saulo disse que há três hipóteses de caminhos para serem seguidos: desistir da política, ser candidato a prefeito, ser candidato a vice ou disputar uma vaga de vereador. “Hoje, a minha posição política é indefinida”, sentenciou. “Se for da vontade da população, se os grupos de oposição quiserem se unir e quiserem lançar o meu nome, vou ser candidato”, disse.
Questionando sobre a avaliação do governo atual, poupou as críticas. “Eu acredito que quem tem que julgar as ações do atual prefeito não é o vice-prefeito, mas sim, são as pessoas que os elegeram. Eu achava que deveria ter sido feito muito mais, mas eu não sei as condições que se encontra o município”, alegou.
O vice-prefeito também destacou a boa relação que possui com os grupos políticos do município. No entanto, pregou que a cidade precisa fazer a diferença nas eleições futuras. “A gente tem que pensar numa nova política para Vitória de Santo Antão. A gente não pode ficar pensando na velha política, onde os palanques não se desarmam nunca”, analisou.
PERFIL POLÍTICO – Saulo Albuquerque ingressou na política como candidato a vereador no ano 2000, ficando na suplência do PSB. Em 2002, com a vitória nas urnas de Aglailson Júnior como deputado estadual, assumiu a cadeira de vereador. Em 2004, ficou na terceira suplência. Já em 2008, foi eleito e, em 2012, reeleito, sendo o terceiro vereador mais votado. Em 2016, no partido Solidariedade, foi convidado para ser candidato a vice-prefeito, onde foi eleito no palanque socialista. Nas eleições 2018, disputou o cargo de deputado federal pelo PRTB, no entanto, não obteve êxito, obtendo 11.142 votos.