Com a saída do delegado Halysson Pontes da Delegacia 12ª Seccional, sediada em Vitória de Santo Antão, por motivos pessoais, a Secretária de Defesa Social já definiu que o delegado Rodolfo Cartaxo comandará a pasta, a partir desta terça-feira (12).
A apresentação que selou as mudanças aconteceu em coletiva de imprensa no auditório do Complexo Policial de Vitória. No encontro, foi comunicado que Halysson Pontes assumiu a Delegacia de Chã de Alegria e a entrada de Rodolfo Lima Cartaxo como titular da 12ª Desec.
Com 15 anos de atuação na Polícia Civil, Cartaxo antes de ser delegado em Pernambuco, trabalhou como agente no Estado da Paraíba durante cinco anos. Em 2008, veio para Pernambuco como delegado e atuou nos municípios de Macaparana, Frei Miguelinho, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Itambé e Timbaúba.
Após deixar a titularidade da delegacia de Timbaúba, Cartaxo assumiu a chefia da Delegacia de Repreensão ao Narcotráfico (DENARC), recém-criada em Goiana, na época. Com atribuições em municípios como Timbaúba, Carpina, Paudalho, Limoeiro e Surubim. E agora irá dar suporte as delegacias de Vitória, Pombos, Gravatá, Escada, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Amaraji, Primavera e Chã Grande.
Em entrevista ao Blog Nossa Vitória, o novo titular contou sobre os pilares da nova gestão. “A gente trabalha com três prioridades – a primeira deles é a redução dos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Nosso segundo objetivo é aumentar a quantidade de prisões sejam elas em flagrantes ou mandados de prisão e o terceiro passo é buscar a reativação da Delegacia de Repreensão ao Narcotráfico que tem atribuição de investigar crimes relacionados a tráfico de entorpecentes. Prevenir e reprimir os crimes de tráfico, uso indevido de drogas, apurar os desvios, roubos e furtos de substâncias entorpecentes”, explicou.
Outra medida que será adotada por ele é a criação de um disque-denúnciavia aplicativo WhatsApp, para denúncias de todos os tipos de crimes de crimes, incluindo homicídios, furtos e roubos. O sigilo do denunciante será garantido e, além de não ser necessária a identificação, esta forma de comunicação permitirá o envio de vídeos, fotos e documentos. “Irei me reunir com os colegas principalmente das cidades maiores e fazer essa proposta para criarmos um canal de diálogo com a população”, destacou.
Por fim, Cartaxo disse que a sociedade pode esperar um forte empenho. “Empenho, dedicação para trazer segurança em nossa área de responsabilidade”, finalizou.
DESTAQUE
A ação sob a coordenação do delegado Cartaxo que teve mais repercussão foi a deflagração da Operação Novo Tempo. Durante as investigações e execução da operação, foram presas 66 pessoas, apreendidas 22 armas de fogo, 147 munições, mais de mil pedras de crack, 500 gramas de cocaína, 26 quilos de maconha, R$ 7.000,00, oito motocicletas e evitados cinco homicídios e sete roubos. Essa operação foi realizada no mês de agosto de 2017 e teve a maior quantidade de presos no Estado de Pernambuco.