Problemas para prevenção de incêndios no Centro Comercial de Vitória são expostos em audiência pública

Em audiência pública na noite desta segunda-feira (17), vereadores, autoridades e membros da sociedade civil discutiram acerca da prevenção contra incêndios no centro comercial de Vitória. A reunião, proposta pelo vereador Mano Holanda (DEM) ocorreu no plenário da Casa Diogo de Braga.

A vulnerabilidade da área ocupada pela feira livre do município e os problemas para a prevenção de incêndios foram evidenciadas na reunião. “Temos aqui no meio da nossa cidade um barril de pólvora e se existir uma fatalidade, metade da cidade se acaba, por que se acaba os feirantes, e a outra metade se acaba porque deixa de gerar impostos e dividendos”, frisou o autor da audiência. Mano citou ainda incêndios já ocorridos próximos à localidade.

Representando o Corpo de Bombeiros, o capitão Fernando Oliveira frisou o resultado de inspeção realizada na área pelo Centro Atividades Técnicas da corporação. “Visitamos toda a área da feira e vimos que se tratava de um risco bastante acentuado. É um verdadeiro labirinto. Material combustível muito propicio a incêndio e rotas de fugas totalmente obstruídas”, relatou. O militar lembrou o caso ocorrido na feira da sulanca de Caruaru, no Agreste.

Entre os problemas encontrados na área e também relatados na reunião estiveram as gambiarras elétricas encontradas, hidrantes desativados, e ausência de extintores e regularização dos estabelecimentos comerciais.

Secretário de Defesa Social do município e coordenador da Defesa Civil, o coronel Paulo Targino afirmou que existe um plano de contingência elaborado pelo município e que conta com o apoio do Tiro de Guerra para eventuais casos. O secretário também sugeriu parceria com os Bombeiros Civis do município.

Também presente na audiência, o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) frisou que a problemática é histórica e de conhecimento de todos. “É importante que se diga que os planos de contenções tenha o apoio da população. Os envolvidos precisam estar atentos para essa problemática, precisa ajudar. O Corpo de Bombeiros precisa também ver a situação dos feirantes, dos comerciantes. O quadro da economia do Brasil não é fácil”, disse. O parlamentar se comprometeu em discutir o assunto com os demais deputados.

A ausência dos feirantes foi notada e comentada por vereadores. Contudo, a reunião foi encerrada com o compromisso de ser realizado um relatório a ser entregue aos órgãos competentes. Entre as sugestões colhidas na audiência estão: a criação de um comitê para acompanhar o caso; realização de um relatório de vistoria técnica, com imagens aéreas; elaboração de um plano de contingência de incêndio e criação de uma brigada de incêndio; reforma dos mercados municipais para abrigar os feirantes que ocupam as ruas; e a inclusão de rubricas orçamentárias para investimentos no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *