O Bloco Meiota está pronto para ir às ruas de Vitória de Santo Antão. Na Terça-Feira de Carnaval, a agremiação promete fazer a folia com muito Frevo no pé, mantendo a tradição. Com saída da Travessa Cabo Graciliano, no Bairro do Dique, o clube das três cores se concentra às 13h, com distribuição de cerveja, Suco Gummy, Dobradinha e Feijoada.
A saída pelo corredor da folia fica por conta da Orquestra Ciclone, regida pelo maestro Givaldo Barros. Os abadás da Meiota podem ser encontrados no Bar do Biuzinho Marreco (No Dique), ou no Galeto do Maranhão, ao preço de R$ 20,00.
HISTÓRIA DA MEIOTA
O Esporte Clube Meiota tem uma grande parcela no desporto de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Fundado em 20 de fevereiro de 1970, o clube tornou-se ícone do amadorismo local e posteriormente baluarte do Carnaval da cidade. Naquele ano, o bairro do Dique e suas localidades vizinhas: Rua Amarela, Ferreiros, Maranhão e Dr. Alvinho, foram contempladas com a brilhante ideia de Severino João da Silva, João Sotero da Silva, José Aprigio Francisco, Edmilson Francisco da Silva e José Bernardo dos Santos. Estes ilustres foram os responsáveis pelo nascimento do clube tricolor.
Além do destaque em outrora, a Meiota, em meados de 2000, ousou ir às ruas com trio elétrico. Manteve-se por cerca de três anos, mas por motivos alheios à vontade de seus simpatizantes, não prosseguiu a desfilar nos anos posteriores. No futebol, conquistou campeonatos vitorienses, mas se apagou no cenário local, assim como no período momesco. Em 2010, com muito esforço, o clube voltou a sair durante a folia, porém, por mais uma vez, afundou-se no ostracismo por mais cinco anos.
O espírito guerreiro do clube meioteiro renasceu após a sua última eleição. Com o objetivo de voltar a figurar no período carnavalesco, a Meiota, em 2016, enalteceu seu nome entre os grandes da folia vitoriense, desfilando formosamente, além de ter conseguido, em 2015, voltar ao cenário futebolístico local, tendo conquistado o acesso da segunda para a primeira divisão do campeonato do município. Além de priorizar o futebol, a nova gestão busca fortalecer também a história da Meiota enquanto agremiação carnavalesca, como um dia já foi. A principal proposta é disseminar a cultura, o desporto e, principalmente, a tradição do Frevo na Terra das Tabocas.