A sessão solene de posse da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão para o biênio 2019/2020 foi realizada na tarde desta quarta-feira (2), no plenário da Casa Diogo de Braga. Com cerimônia rápida e simples, o vereador Romero Querálvares (PSB) – irmão do prefeito Aglailson Júnior – assumiu a presidência do legislativo.
Aberta ao público, a posse contou com a presença de secretários municipais, vereadores do Governo e da Oposição, além do prefeito Aglailson Júnior (PSB), o deputado estadual Aglailson Victor (PSB) e o desembargador eleitoral substituto do TRE-PE, Washington Amorim. Familiares e amigos do presidente empossado também estiveram presentes.
A solenidade foi aberta pelo vereador Novo da Banca (PSD), que convocou a nova Mesa Diretora e transmitiu o cargo de presidente para Romero Querálvares. Antes de colher as assinaturas e dar posse aos eleitos, Novo agradeceu aos parlamentares pelo período em que comandou a Câmara.
“Saio daqui com a cabeça tranquila. Procurei fazer um trabalho que, se agradou a todos, pelo menos foi minha intensão. Não é fácil. Quando eu entrei aqui só eram 11 vereadores e quando assumi a Casa passou para 19, quase o dobro. Os compromissos quase dobraram, mas eu pedindo força a Deus para pular todos os obstáculos, que não é fácil a gente ser ordenador de despesas de um cargo tão importante do porte de Vitória”, destacou o ex-presidente.
Após tomar posse, Romero proferiu seu primeiro discurso, onde agradeceu aos vereadores que o elegeu para o cargo e aos eleitores. “Aqui eu não sou presidente, sou igual a todos eles. Eu só queria que cada um me ajudasse a levar esses dois anos. O que eu tiver errado, vocês podem me chamar, a gente se reúne, conversa. Eu tô aqui pra conversar com todo mundo, não tem um lado nem outro. Todo mundo aqui é igual. Estamos aqui para trabalhar juntos”, frisou.
Os vereadores Geraldo Filho (PR) e André de Bau (PSD), líderes do Governo e da Oposição, respectivamente, utilizaram a tribuna para enfatizar a unidade dos pares e desejar uma gestão democrática da nova mesa. Demais vereadores e o deputado Aglailson Victor também discursaram na posse.
Último a subir à tribuna, o prefeito Aglailson Júnior enfatizou o histórico político da família na política vitoriense. O socialista lembrou do avô, tios, primos e do pai, que assim como o irmão agora, presidiram a Casa Diogo de Braga. O gestor também destacou o elo entre a Prefeitura e a Câmara. “Nuca mandei para esta Casa nenhum projeto que vinhesse prejdicar Vitória. Todos os projetos que chegam a essa Casa é projeto pra gene alavancar e melhorar as condições de vida da nossa gente, melhorar a nossa terra”, afirmou.
A cerimônia foi encerrada com a convocação da primeira sessão ordinária de 2019, marcada para o dia 1º de fevereiro, às 10h.
Fotos: Márcio Souza/Blog Nossa Vitória