Pernambuco terá 14.284 vagas em graduações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019. Houve um acréscimo de 251 vagas, se comparado com a edição de janeiro deste ano. No início de 2018 foram 14.033 vagas ofertadas. No País serão 235.476 vagas em 129 instituições de ensino superior.
Para se inscrever no Sisu, basta ter feito o Enem 2018 e não ter tirado zero na redação. As inscrições, apenas pela plataforma online, serão de 22 a 25 de janeiro. A consulta das vagas já pode ser feita na página.
Cinco das seis instituições pernambucanas que integram o Sisu anunciaram novos cursos. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo, terá 6.972 vagas e duas novas graduações: bacharelado em artes visuais e engenharia de telecomunicações, ambas no Recife.
A Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.740 vagas, vai abrir administração, em Palmares, e engenharia de software, em Garanhuns.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá dois novos cursos em Salgueiro, no Sertão, cidade que até então não dispunha de unidade acadêmica da instituição: ciência da computação e engenharia de produção, cada um com 40 vagas. No Estado são 800 vagas.
As novidades do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) são engenharia civil em Serra Talhada e licenciatura em matemática, em Santa Maria da Boa Vista. A instituição oferecerá 442 vagas no Sisu.
Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPRE) o novo curso é engenharia ambiental no Recife, com 80 vagas. E o curso de gastronomia, já ofertado em outros anos, ganhará mais 20 vagas.
Inicialmente a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) havia planejado incluir 160 vagas de quatro engenharias que funcionarão no novo câmpus de Belo Jardim, mas preferiu adiar. Só serão inseridas no Sisu do meio do ano. Os quatro câmpus (Recife, Cabo, Garanhuns e Serra Talhada) somam 3.980 vagas.
Apenas o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) diminuiu a oferta de vagas no Sisu 2019.1, em relação ao Sisu de janeiro de 2018. Serão 350. As 40 vagas de diferença, no câmpus Barreiros, serão preenchidas pelo vestibular.
PESQUISA
Como falta mais de um mês para o início das inscrições, a sugestão é aproveitar esse período para pesquisar as vagas, instituições e graduações oferecidas. É possível também saber quantas vagas são para ampla concorrência e quantas estão destinadas ao sistema de cotas.
A previsão do MEC é divulgar as notas do Enem até 18 de janeiro. O Sisu terá quatro dias de inscrições (22 a 25 de janeiro). O resultado será liberado no dia 28 deste mesmo mês.
“Medicina na UPE, no Recife, será minha primeira opção no Sisu. A segunda é o mesmo curso, mas oferecido em Garanhuns. Acho ruim porque o resultado só sai no fim de janeiro. Até lá temos que segurar a ansiedade”, diz Aline Ferreira, 17 anos, fera do Colégio Santa Maria.
JC Online