Agentes iniciam capacitação para atuação em unidades da Funase

Quatro turmas de novos agentes socioeducativos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) iniciam nesta segunda-feira (15), capacitação introdutória no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Outras quatro turmas anteriores de agentes encerram também hoje a formação e já poderão integrar as unidades da Funase no Grande Recife. Até dezembro serão abertas mais 17 turmas, com 30 alunos cada uma delas, com o intuito de viabilizar a formação de 496 novos agentes socioeducativos – a capacitação é obrigatória, como um dos requisitos para que os agentes atuem nas unidades.

As aulas estão sendo ministradas por instrutores da Funase e de outras instituições, como Polícia Militar e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. O curso aborda Desenvolvimento Comportamental, Fundamentos Legais da Socioeducação, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais e Defesa Pessoal, entre outros temas.

 

Concurso
Os novos agentes que estão sendo capacitados foram aprovados na seleção simplificada realizada pela Funase entre os meses de julho e setembro deste ano. Foram oferecidas 496 vagas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), deste número 434 não tiveram pendências cadastrais e puderam seguir para a etapa do curso.

As vagas dos faltosos na fase de inscrições começaram a ser preenchidas com a convocação de mais 62 classificados na seleção simplificada. Também foram chamados 22 candidatos participantes de uma seleção anterior, referente ao preenchimento de vagas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

Reforço
Dos 496 agentes socioeducativos selecionados para a RMR, 252 devem ser distribuídos nas três novas unidades da Funase: Cases de Pirapama, Recife e Guararapes. Os demais agentes reforçarão os quadros funcionais em unidades já existentes, o que inclui quatro Cases: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Santa Luzia, e quatro Casas de Semiliberdade (Casem): Rosarinho, Casa Amarela, Areias e Santa Luzia, além de dois Centros de Internação Provisória (Cenip): Recife e Santa Luzia e da Unidade de Atendimento Inicial (Uniai).

 

FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *