ovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas terão o direito ao voto garantido neste ano, através de parceria firmada entre o Governo de Pernambuco e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Funcionários da própria Funase serão capacitados para atuarem como mesários nos dias das eleições. O cartório eleitoral das respectivas jurisdições instalarão uma urna dento de cada unidade, criando seções especiais que tenham, pelo menos, 20 eleitores, sejam eles socioeducandos ou funcionários da Funase. Também serão realizados alistamentos eleitorais para habilitar os jovens ao voto.
Em solenidade realizada quinta-feira (15), no Tribunal, o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides, e a presidente da Funase, Nadja Alencar, assinaram o termo de cooperação técnica, oficializando a parceria.
“O direito ao voto é uma das formas de engajar os jovens no protagonismo de suas vidas e mostrar que nem tudo está perdido”, afirmou o presidente do Tribunal, em nota enviada pela assessoria de comunicação da Funase. O secretário da SDSCJ complementa destacando que é preciso crer na possibilidade de fazer diferente e que dar mais dignidade aos socioeducandos melhora o cumprimento da pena.
Folha PE