A passagem dos 372 anos da Batalha do Monte das Tabocas foi comemorada com ato solene nesta quarta-feira (02), no Teatro Silogeu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA). Com a presença de lideranças militares e representantes de diversos setores da sociedade civil, o evento foi encerrado com uma exposição sobre o Exército Teatro Silogeu Brasileiro.
A noite também foi de homenagens e tomada de posse de novos sócios para o Instituto. Carlos Freire e Luciene Freitas receberam comendas pelos serviços prestados em prol da entidade. Já o Clube Vassouras O Camelo e o Boi Vitoriense entregaram estandartes históricos para compor o acervo do local.
O presidente do espaço que resguarda a história do município, Pedro Ferrer, ressaltou os aspectos importantes que envolvem a comemoração da data. “O sangue derramado em Tabocas foi o batismo de luta pela liberdade. Sem Tabocas não existia Guararapes. Infelizmente na nossa terra não valorizam o Monte das Tabocas. Quero dizer que a república é filha de Vitória de Santo Antão”, destacou.
Ainda no evento, foi ministrada palestra com o professor George Cabral, que teve como tema: “Pernambuco e a História do Brasil: grandezas de uma terra de pioneirismos”.