Governo amplia estado de emergência que abrange 27 municípios

O Governo de Pernambuco incluiu mais três municípios no estado de emergência: São José da Coroa Grande, situado a 114 quilômetros do Recife, no Litoral Sul; Escada, a 63 quilômetros, na Zona da Mata; e Bonito, a 136 quilômetros, no Agreste. A inclusão será publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira e foi creditada ao recebimento de novas informações coletadas pela Defesa Civil de Pernambuco e amplia para 27 o total de municípios em emergência.

Até o final da tarde deste domingo o número de desalojados está em 43.605 e o de desabrigados é de 3.252. Ainda segundo o Governo de Pernambuco, após a avaliação do cenário e conclusão da necessidade do decreto, equipes técnicas da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros serão enviadas aos três novos municípios em estado de emergência para a execução das primeiras medidas de assistência à população. “Decretado o estado de emergência, essas cidades passarão a ser assistidas, também, pelos recursos destinados pelo Governo Federal, além de toda a assistência já oferecida pelo Estado”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luiz Augusto.

Os pontos de arrecadação implantados pelo Governo de Pernambuco registraram um acréscimo permanente de recepção de doações, resultando na entrega de 106,5 toneladas de alimentos; 117.165 litros d’água potável; 41,5 toneladas de roupas; 88.800 metros quadrados de lona; 4.540 conjuntos de limpeza; 7.705 conjuntos de dormitório; e 6.223 colchões para famílias dos municípios em estado de emergência. Mas a Defesa Civil Estadual destaca que um item considerado de extrema necessidade, fralda, encontra-se em baixa nos postos de arrecadação. A alta demanda pelo produto foi relatada pelo Gabinete de Crise Central, que motiva um apelo específico à população para doações de fraldas de qualquer tamanho, geriátrica e infantil, além de itens de higiene pessoal, como absorventes.

do Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *