A noite desta sexta-feira (05) foi de comemoração pela passagem de mais um aniversário da elevação de vila à categoria de Vitória de Santo Antão. A data é celebrada neste sábado, 06 de maio, no entanto, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA) decidiu antecipar as comemorações. No Silogeu, bairro da Matriz, uma solenidade com homenagens foi realizada. Com entrega de comendas a pessoas que contribuíram com a preservação histórica do local, a noite também foi marcada pela efetivação de novos sócios para a entidade e abertura de exposição.
Rembrandt Júnior, jornalista esportivo da Rede Globo, realizou a abertura oficial do evento. Filho do município, o narrador de futebol destacou sua trajetória pelas emissoras de rádio de sua terra até chegar à televisão. Rembrandt enfatizou ainda o sentimento de ser vitoriense. “Quando a gente fala de Vitória de Santo Antão, a gente fala com o coração, a gente fala com a alma, a gente fala com o maior interesse do mundo. Aqui é nosso chão, aqui é nossa terra”, disse.
O presidente do Instituto, Pedro Ferrer, falou da importância do evento e lembrou as comemorações organizadas no governo do prefeito José Aragão, em 1943, celebrando o centenário da elevação. Fotografias da época foram apresentadas ao público.
Na solenidade, foram empossados três novos sócios e foram homenageados com a Comenda Djalma Raposo a professora Adeilda Dias, e os doutores José Mota Menezes e Lamartine Holanda Junior. A programação contou ainda com a abertura, na sede do IHGVSA, da ‘Exposição Bibiano Silva, o grande escultor antonense’, em homenagem ao fundador da Escola de Belas Artes da UFPE.
SOBRE A ELEVAÇÃO – Vitória foi elevada à cidade em 06 de maio de 1843, pela Lei Provincial Nº 113, assinada pelo Conde da Boa Vista. A vila, que era denominada Santo Antão da Mata, passou a ser Vitória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas. Este nome, porém, não permaneceu devido à existência de um Decreto-lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional. Após muita discussão, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-lei Estadual nº 952, para município, comarca, termo e distrito.
Otima cobertura. Belas fotos. Abraço e muito obrigado pela divulgação
Comemoração só pela data festiva, porque na atualidade não temos nenhum motivo para tal.
Uma cidade de buracos, esgotos a céu aberto, insegurança, desorganização, ruas as escuras entre outros problemas.
Vitória parece cidade de ninguém.