Dezenas de fiéis acompanharam a Procissão do Senhor Morto, na tarde desta Sexta-feira Santa (14), em Vitória de Santo Antão. O cortejo, que tem por objetivo relembrar os últimos momentos de Jesus Cristo, foi iniciado por volta das 17h, percorrendo as ruas da Matriz, Centro e Livramento.
Na Matriz de Santo Antão, antes da procissão, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Tourinho Neto presidiu a celebração da Paixão do Senhor, iniciada por volta das 15h.
A Sexta-feira Santa é caracterizada por ser um dia em que não há missa. É realizada uma celebração, dividida em três partes: o momento da palavra, o beijo da cruz e a comunhão.
Em seguida, os católicos seguiram a imagem do Senhor Morto em direção a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento. Os sons das matracas anunciavam a passagem nas ruas. Ao chegar a frente ao templo, houve o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que seguiu o cortejo até o retorno a Igreja da Matriz.
Apesar da falta de energia em parte do percurso, nas imediações da Rua Imperial, o fiéis seguiram acompanhando o cortejo, cantando canções religiosas. Lanternas de celulares foram utilizadas para iluminar a caminhada.
Programação
Sábado de Aleluia (15/04)
Às 19h, na Matriz de Santo Antão, acontece a vigília pascal, uma celebração dividida em Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Domingo de Páscoa (16/04)
Às 6h30, 9h e 19h, será celebrada a Missa de Páscoa, com hinos e trechos bíblicos sobre a Ressurreição do Senhor. É uma missa festiva que celebra a vitória de Cristo sobre a morte. Encerra o período da Quaresma (40 dias) e inicia o Tempo Pascal.
Fotos: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória