Instituto Histórico da Vitória celebra bicentenário da Revolução de 1817

Os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 foram celebrados neste sábado (11) em uma solenidade na Praça Leão Coroado, no Centro de Vitória de Santo Antão. O ato, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, contou com palestras e homenagens aos revolucionários.

Uma comitiva do Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco acompanhou a solenidade. O monumento Leão Coroado, que completou 100 anos, também foi homenageado. Buquês de flores foram colocados aos pés da escultura, construída em homenagem a José de Barros Lima, capitão do exército luso-brasileiro, herói e mártir da revolução.

VEJA TAMBÉM: Monumento Leão Coroado: cem anos de história

“Um patriota não morre, vive além da eternidade. Sua glória, seu renome são troféus da humanidade. Terá seu nome sempre presente nos espaços públicos, nas praças, nas ruas, na memória e no coração do povo. E esse é nosso papel, dos institutos históricos de todo Brasil, de nós aqui de Pernambuco, e em especial de Vitória de Santo Antão: preservar a história”, destacou a professora Fátima Carneiro.

Destacando a história da praça, construída durante as celebrações do centenário da revolução, o blogueiro Cristiano Pilako enfatizou o ponto de vista do civismo. “O legado histórico desse movimento que tanto envaidece o pernambucano a andar com sua bandeira, a falar de liberdade. É esse ponto de vista que nós temos que falar e foi esse que levou o então prefeito, em 1917, Eurico do Nascimento Valois, produzir essa praça, produzir este monumento”, contou.

Após o ato solene, a comitiva do Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco visitou o Instituto Histórico da Vitória. O grupo também esteve no Monte das Tabocas e no Engarrafamento Pitú.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *