A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estima que a criminalidade aumentou 15% durante a o Carnaval 2017. Uma comissão realizou um levantamento extraoficial e pretende apresentá-lo ainda nesta quinta-feira (2). O balanço oficial da Secretaria de Defesa Social (SDS) também será divulgado até o fim do dia.
Enquanto os dados, tanto da SDS quanto da oposição, eram fechados, novos atos de violência foram registrados na Região Metropolitana e Mata Sul do Estado. Apenas ontem, duas investidas terminaram com dois assaltantes mortos, após reação de policiais militares, no Pina, Zona Sul do Recife, e em Tamandaré, no Litoral Sul.
Segundo o líder oposicionista, deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), os dados extraoficiais também apontam uma queda de 30% no número de foliões nas ruas. As informações foram levantadas juntas a associações, sindicatos, relatos internos da SDS e de casos noticiados na Imprensa. Costa Filho, todavia, disse que aguarda os números oficiais da Secretaria. “Estamos tendo informações preliminares do aumento da criminalidade no Carnaval”, afirmou. os números durante a divulgação do balanço oficial.