O ex-governador Miguel Arraes foi homenageado, nesta segunda-feira (12), dentro das comemorações da semana que marca o Centenário de seu nascimento, celebrado no dia 15 de dezembro. O socialista passa a dar nome à sede da Executiva estadual do PSB, localizada no bairro do Espinheiro. Na solenidade, que contou a presença de líderes socialistas, amigos e familiares de Arraes, houve o descerramento da placa com o nome do ex-gestor, um dos principais líderes do partido socialista.
“Esta semana está culminando uma série de programações que ocorreram durante todo o ano, tanto pela executiva nacional do partido quanto por Pernambuco”, afirmou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, que comandou a homenagem do do partido. “Aqui em Pernambuco, hoje a gente está abrindo a semana do centenário justamente dando à sede do partido o nome do governador Arraes. Uma decisão da executiva do partido”, explicou Guedes.
Primeiro a discursar, o dirigente socialista afirmou que o PSB é um partido privilegiado por contar com nomes como o de Arraes, Pelópidas Silveira, Eduardo Campos, Ariano Suassuna e João Mangabeira. “O PSB tem a tarefa de levar adiante o legado com os nossos deputados, nossos prefeitos, com o nosso governador Paulo Câmara, tem fonte de inspiração vários elementos do PSB que a cada dia os seus ensinamentos extremamente atualizados com a realidade que o Brasil passa hoje”, disse.
Pedro Arraes, filho de Miguel Arraes, discursou em nome da família. “A gente vive um momento não só no Brasil, mas também no mundo, que está havendo a desconexão da esfera política com o dia a dia do cidadão comum. Acho que uma das lições que ele deu com todas as dificuldades que teve é que não se pode perder essa conexão com a política”, disse. “Acho que esse legado é que a conexão com as necessidades das pessoas comuns. Isso é que faz e engrandece a política. E em segundo lugar, ele foi um político que pagou o preço das suas convicções”, discursou, lembrando o pai.
“Hoje, a gente inicia a semana do centenário de Doutor Arraes. Uma semana que vai ser repleta de merecidas homenagens. Mas tudo dentro daquilo que Dr. Arraes gostava: homenagens simples e do coração. Homenagens que vêm da certeza que ainda temos muito o que fazer para melhorar esse Estado e esse País”, destacou Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB e último a discursar.
Durante o evento, o Doutor Arraes foi reverenciado pelos presentes. Houve quem gritasse “Arraes, guerreiro do povo brasileiro”.
As programações do centenário continuam durante a semana:
Dia 13/12
9h30 – Inauguração da Exposição Miguel Arraes 100 anos
Local: Corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados (Anexo II)
11h – Sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado
Local: Plenário do Senado
Dia 14/12
9h – Reunião do diretório nacional do PSB na qual o ex-governador será homenageado
Local: Hotel Nacional de Brasília
20h – Ato político e cultural com presença de personalidades políticas com show Toquinho, Ivan Lins e Antônio Carlos Nóbrega
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Dia 15/12
16h – Sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)
18h – Missa de Ação de Graças na Paróquia de Casa Forte
19h – Inauguração da Exposição Miguel Arraes 100 anos
Local: Museu do Estado
20h – Lançamentos de cinco livros sobre a trajetória de Miguel Arraes; sessão de autógrafos dos livros “Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes” e “Operação Condor”, de autoria de Antonio Campos
21h – Tributo ao 100 anos do ex-governador com Orquestra Sinfônica do Recife
Local: Teatro de Santa Isabel
Programação do Ceará:
Missa de Ação de Graças na cidade do Crato e no Araripe. Também será colocada uma placa em homenagem a Miguel Arraes na cidade onde ele nasceu. Além disso, será proferida uma sessão solene na Câmara Municipal.
Informações do Blog da Folha
Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco