O Plenário da Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão aprovou na tarde desta quinta-feira (22), o projeto de lei do Executivo que institui o Plano Municipal de Cultura (PMC). Desde 2015, o plano passou por amplo processo de discussão e consulta pública.
O PMC estabelece metas e ações de políticas culturais a serem cumpridas no município nos próximos dez anos. O objetivo é promover o exercício da cidadania cultural e dos direitos culturais, estabelecendo mecanismos de gestão democrática e colaborativa.
Oito dos onze vereadores marcaram presença na sessão. O projeto foi aprovado por sete votos, sendo eles de Edvaldo Bione (PRB), Irmão Duda (PSDC), Geraldo Filho (PR), Toninho Nascimento (PRB), Sandro da Banca (PPS) e Novo da Banca (PSD). O presidente da Casa Diogo de Braga, Bau Nogueira (PSD), presidiu a sessão e por ocupar o cargo não exerce voto, exceto em caso de empate.
A reunião foi acompanhada por dezenas de pessoas. “O Plano legitimou toda uma classe. Ele vai nortear políticas públicas para uma classe que sempre existiu, que sempre batalhou por gerações. É fazer justiça com quem sempre batalhou para essa cidade ser destaque”, comemorou Herika Araújo, presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória