Vestibular do IFPE registra menor índice de abstenção dos últimos sete anos

As provas do Vestibular 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), realizada neste domingo (27), mobilizou um total de 34.433 estudantes. O índice de abstenção registrado nesta edição do processo seletivo foi de 12,22%, o menor dos últimos sete anos. Os candidatos disputam um total 4.746 vagas em cursos técnicos e superiores distribuídos em 16 campi e sete polos de Educação a Distância.

 O gabarito preliminar será divulgado a partir das 15h no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest). Eventuais contestações às respostas deverão ser feitas presencialmente apenas nesta segunda (28), das 8h às 17h, no campus onde o candidato concorre à vaga. O gabarito definitivo será divulgado no dia 05 de dezembro.

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos foram submetidos a uma prova objetiva, com 30 questões. Já quem concorre aos cursos superiores precisou fazer uma prova de múltipla escolha com 50 questões, além de uma redação que teve como tema “Cultura do estupro: existem caminhos possíveis para a superação dessa realidade?” A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de dezembro.

 Neste ano, foram ofertadas 1.299 vagas para cursos técnicos na modalidade integrado e 2.060 na modalidade subsequente. Também foram disponibilizadas 1.243 vagas para cursos superiores. Entre os cursos técnicos, a maior concorrência foi para Segurança do Trabalho, oferecido no Campus Recife, com 21,48 candidatos por vaga. Entre os superiores, o mais procurado foi o de Engenharia Mecânica, ofertado pela primeira vez, com a razão de 36,57 candidatos por vaga.

 Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.

 MUDANÇA – Os 322 candidatos às vagas dos cursos na modalidade Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) tiveram as provas adiadas para o dia 18 de dezembro. A medida foi tomada em virtude da ocupação do prédio da Escola Barbosa Lima, localizada no bairro do Derby, no Recife. O adiamento foi comunicado no sábado (26), em nota divulgado nos meios de comunicação institucionais e na imprensa. A Cvest também mobilizou uma equipe para atender os candidatos que chegaram à escola e informa-los sobre o adiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *