Pernambuco registra maior número de assassinatos da história do Pacto pela Vida

Não é só uma sensação de insegurança que vive os pernambucanos. A violência aumentou mesmo. E as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam números elevados e bastante alarmantes. Segundo levantamento preliminar, o Estado registrou pelo menos 415 assassinatos somente nesse mês de outubro. É um recorde desde a criação do programa de segurança Pacto pela Vida, em maio de 2007. É o pior resultado em quase dez anos.

Desde o início do ano, havia sinais de que o número de homicídios em Pernambuco poderia chegar a um resultado tão desastroso. Em março, 395 pessoas foram mortas. Até então, era foi considerado o mês mais violento do ano e um dos mais negativos do programa. Mas, agora em outubro, justamente no mês em que houve a troca de secretário de Defesa Social, o resultado da violência foi ainda pior. E, nos próximos dias, com a consolidação dos números, o resultado pode ser mais negativo.

Isso porque, somente na madrugada dessa segunda-feira (31) sete adolescentes foram mortos dentro da Funase de Caruaru, no Agreste. Seis foram mortos a facadas e um deles teve o corpo mutilado. Uma cena de tamanho horror nunca vista no Estado. No total, segundo a SDS, mais de 3,5 mil pessoas foram mortas neste ano.

Pacto pela Vida

A tendência de crescimento da violência e da perda de rumo do programa Pacto pela Vida teve início no primeiro semestre de 2014, quando houve a greve da Polícia Militar de Pernambuco. Desde então, o Governo do Estado não apresentou mais fôlego suficiente para voltar a combater a criminalidade. Apesar das sucessivas trocas de comandantes da PM e da chefia da Polícia Civil, a violência avançou do Litoral ao Sertão do Estado.

Sem propostas criativas e com crise econômica, o Governo do Estado agora aposta no novo secretário de Defesa Social, Angelo Gióia, para trazer novos elementos e dar novo gás ao Pacto pela Vida. Apesar de não reconhecer que Pernambuco precisa de um novo programa de segurança pública, o delegado federal aposentado promete nos próximos meses trazer de volta mais segurança à população. Não é uma tarefa fácil, mas é o que espera a sociedade diante de tanta violência.

Informações da Ronda JC

One Reply to “Pernambuco registra maior número de assassinatos da história do Pacto pela Vida”

  1. POIS É!!!!! Enquanto ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS NAI FAZEM NADA A POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA CONTINUA CRESCENDO. AS LEIS TEM Q SER MUDADA, SEGURANÇA É UMA QUESTÃO DE URGÊNCIA NO BRASIL NO ESTADO NOS MUNICÍPIOS. SE AS LEIS MUDACEM,TUDO SERIA DIFERENTE. HOJE SOMOS REFEM DIS BANDIDOS E PRA ELES TEM TUDO. ESTAMOS VIVENDO INVERSÃO DE VALORES.
    ESTOU DESACREDITADA NESSAS POLÍTICA Q UM POLÍTICO VAI PRA CADEIA SO PRA MIDIA PRA DA IBOP NAS EMISSORAS DE TV E RÁDIO. HOJE DIA 6 DE NOVEMBRO PERDI UMA GRANDE AMIGA E MÃE DE FAMÍLIA ONDD VIVIA HONESTAMENTE DO SEU ESFORÇO TRABALHO E BANDIDO LHE TIRA A VIDA DE FORMA CRUEL TRÁGICA COM IMA PEDRADA E DEPOIS SAI PQ A LEI É NOGENTA. #afff.
    ESTAMOS NOS ÚLTIMOS DIAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *