Durante toda esta quarta-feira (02), o Cemitério de São Sebastião, em Vitória de Santo Antão, esteve movimentado por causa da passagem do Dia de Finados. O local recebeu diversas pessoas para prestarem homenagens em memória de ente queridos, acendendo velas, depositando flores e realizando preces durante as missas na capela situada na entrada principal, pela manhã e pela tarde.
Entre os jazigos e túmulos espalhados pelos corredores do São Sebastião, alguns deles receberam o carinho especial dos visitantes. Vários fiéis se concentraram em frente ao local onde está enterrado o Monsenhor Padre Renato da Cunha Cavalcanti e deixaram suas lembranças. O ex-pároco do município morreu em maio de 2015.
Outro que recebeu uma forte demonstração de carinho foi o cantor Pierre, que morreu em dezembro do ano passado. Fãs acenderam velas e estenderam junto às flores, a camisa do clube carnavalesco que ele agitava durantes os carnavais, A Girafa.
O movimento de vendedores ambulantes também foi intenso na parte de fora do cemitério. Várias barracas foram improvisadas para vender flores, velas e outros adereços de homenagem. José Damião, 52 anos, disse à reportagem do Blog Nossa Vitória que as vendas deram uma caída em relação ao ano passado. “A venda está mais fraca. Ano passado a essa hora eu já tinha acabado tudo”. Ele, que é vendedor de velas, chegou ao local por volta do meio-dia e ainda não tinha encerrado o pequeno estoque até às 16h30.
Há cinco anos montando seu pequeno comércio nesta data, a comerciante Josefa Maria da Silva, de 29 anos, também se queixou da baixa procura. ‘’A gente compra caro e termina vendendo barato pra não boiar [perder a mercadoria]. Vendemos pelo tamanho. Tem de dez e oito reais”, disse sobre a variação no preço.
Por Marcio Souza, do Blog Nossa Vitória
Fotos: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória