Estudantes do campus do IFPE de Vitória de Santo Antão ocuparam, nesta quarta-feira (16), as instalações do prédio central, situado em Terra Preta, área rural do município. A ocupação integra o quadro reivindicatório contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/2016 [ex-PEC 241], que estabelece um teto de gastos públicos para os próximos 20 anos, além de se opor ao governo do presidente Michel Temer (PMDB).
O ato foi iniciado durante a manhã. Com cartazes e palavras de ordem, os alunos foram recepcionados por integrantes do Coletivo Fora da Jaula, formado por secundaristas. Durante todo o dia, foram realizadas ações, como reuniões e formações. Os estudantes estão concentrados no auditório do prédio e realizam as deliberações do movimento na área da cantina.
Apesar da manifestação, as aulas do campus seguem mantidas. Uma assembleia com alunos e professores está agendada para a próxima sexta-feira (18). Na pauta, está a deflagração de greve.
CAV r_ESISTE – Simultaneamente com o IFPE, os universitários do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE) seguem com a ocupação. O movimento, no prédio situado no Alto do Reservatório, já dura 30 dias.
Fotos: Divulgação/Cortesia