Um ato reuniu na manhã desta quarta-feira (19) os professores da rede municipal de Vitória de Santo Antão, no Palácio José Joaquim da Silva Filho. Em greve desde a tarde de ontem (18), a categoria pressiona o governo pelo pagamento dos salários de setembro.
Com palavras de ordens, apitos e cartazes, os servidores se reuniram em frente à prefeitura do município e, em seguida, ocuparam o prédio. Uma comissão, formada pelo Sindicato dos Servidores da Vitória de Santo Antão (SINDIVISA) foi recebida por representantes do Executivo.
O calendário de pagamento até o fim do ano foi divulgado e enviado ao Ministério Público de Pernambuco. Os proventos de setembro foram depositados e devem ser liberados nesta sexta-feira (21). “Estamos em greve até a concretização de nossos salários”, destacaram os servidores.
Em ofício enviado ao Ministério Público, o prefeito Elias Lira (PSD) alegou que em razão do uso dos recursos próprios para complementação do Vitória Prev, não tem sido possível garantir a pontualidade dos pagamentos.
“Os recursos provenientes dos repasses da União e Estado de Pernambuco não são suficientemente capazes para cobrir o valor integral das despesas de pessoal, levando o município à complementação mediante de parcelas de crédito que vão sendo creditadas na conta”, disse o gestor.
CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS:
Servidores efetivos (cargos não vinculados a educação) – até o 5º dia útil do mês subsequente;
Servidores vinculados ao FUNDEB 40 (administrativos) – até o dia 12 do mês subsequente;
Servidores vinculados ao FUNDEB 60 (professores) – até o dia 15 do mês subsequente;
Gratificação Natalina – até o dia 20/12/2016.
Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória