Quatorze cursos da UFPE terão novos pesos e notas mínimas no Sisu 2017

Quatorze cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão novos pesos e notas mínimas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017, que se baseia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. A lista foi antecipada para que os candidatos possam se preparar com mais antecedência para a mudança. Sofreram alteração os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Hotelaria, Matemática (bacharelado), Medicina, Nutrição, Odontologia, Química (bacharelado) e Terapia Ocupacional, todos nos Campus Recife, e de Design, no Campus Caruaru.

As mudanças atendem a sugestões feitas pelos colegiados dos cursos e levaram em consideração uma análise do perfil dos ingressantes, a ampla concorrência, os cotistas e a taxa de evasão no primeiro ano de curso. O peso da prova de Matemática foi reduzido de 3 para 2,5 nos cursos de Administração e Medicina, sendo o meio ponto remanejado para Linguagens e Ciências da Natureza, respectivamente. No curso de Arquitetura a nota mínima, que variava de 100 para 250, de acordo com cada prova, aumentou de 200 a 450. Em Odontologia, as notas mínimas que iam de 100 a 250, agora vão de 300 a 400. Geralmente, a UFPE divulgava a tabela em conjunto com o edital do Sisu mas, com a antecipação espera-se que os candidatos possam potencializar as disciplinas necessárias, como explicou o pró-reitor Paulo Goes.

Para o ingresso via Sisu em 2016, a UFPE ofertou vagas em 96 cursos. O Enem será aplicado nos dias cinco e seis de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). No segundo dia, é a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática e suas Tecnologias. As inscrições para o Enem 2016 se encerraram no último dia 20.

Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *