Eleitor que não regularizou título precisa tirar declaração provisória

Cartórios eleitorais começam a emitir hoje as certidões circunstanciadas para quem não fez o recadastramento biométrico e quer continuar recebendo benefícios

O prazo para regularizar o título de eleitor e fazer o cadastramento biométrico terminou nesta quarta-feira em 22 municípios, entre os quais, Olinda, Paulista, Petrolina, Limoeiro e Vitória de Santo Antão. A partir desta quinta-feira (5), os cartórios eleitorais de todo o Estado começam a emitir uma declaração provisória para amenizar a situação de quem teve o título cancelado.

Sem a atualização de dados e a inclusão das digitais o eleitor tem o título cancelado e fica impedido de votar em outubro. Além disso pode ter outras complicações como por exemplo na hora de assumir uma vaga em concurso público ou no pedido de concessão ou continuidade de benefícios como o programa Bolsa Família, do Governo Federal.

A certidão circunstanciada é emitida mediante ida do eleitor ao cartório e entrega de documentos, como a identidade e o CPF. A regularização dos títulos cancelados só será efetivada a partir de 03 de novembro, quando reabre o cadastro eleitoral.

O assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Pernambuco explicou que cada caso será analisado. Orson Lemos esclareceu ainda que o direito a escolha pelo voto em outubro não será permitido em hipótese alguma.

BALANÇO POSITIVO

O TRE-PE considerou que superou as expectativas. O balanço oficial só será divulgado no final do mês de maio. Todas as cidades conseguiram atingir 80 por cento de recadastramento entre seus eleitores.

Com informações da Rádio Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *