Ferro-velho sob nova legislação

Proprietários de veículos devem ficar atentos com as novas regras de recorte e comercialização de peças usadas que devem passar a vigorar em Pernambuco. A estimativa é que o novo cenário seja apresentado já no próximo mês, com a publicação de uma portaria de regulamentação pelo Detran.

Na linha de frente, estão cerca de 700 oficinas do tipo ferro-velho, que deverão atender a um controle mais rígido de seus materiais. A ideia é reduzir o número de roubos e furtos e impedir que quadrilhas continuem com o caminho livre para subtrair modelos nacionais e importados. É a chamada lei do desmanche.

Os estabelecimentos devem ser cadastrados e quem não cumprir está passivo de multa ou até mesmo ter que encerrar as atividades. Ainda sem prazo estabelecido para início da fiscalização, o órgão promete rigidez.

“Queremos criar um novo modelo de mercado legal, educando a população sobre os perigos que a aquisição de peças de veículos desmontados pode oferecer. Quando ocorre esse desmanche de forma lícita, todas as partes retiradas são numeradas e cadastradas para que não haja qualquer dúvida sobre a sua origem”, explicou o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro. Conforme o gestor, está sendo firmada uma parceria com a SDS para que exista reforço policial durante as visitas cadastrais aos estabelecimentos.

FolhaPE

Foto: Danilo Coelho/Arquivo/Blog Nossa Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *