A Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Vitória de Santo Antão divulgou nesta terça-feira (05) os dados oficiais sobre os casos de Dengue no município. Segundo a coordenação, as ocorrências notificadas de arbovirose envolvendo a Dengue, Chikungunya e Zica, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, diminuíram vertiginosamente. Os dados atualizados afirmam que os números caíram de 223 casos notificados em fevereiro, para apenas 25 casos em abril.
Segundo a secretária de Saúde do município, Veraluce Rodrigues, a redução é graças ao Mutirão Todos Contra o Mosquito, ação coordenada da prefeitura que tem visitado diariamente os bairros da cidade com efetivo combate ao mosquito transmissor. “Sem esses ações e o empenho de nossos profissionais não teríamos conseguido resultados tão bons em tão curto tem”. A secretária também destacou que a determinação do prefeito Elias Lira e a união das secretarias de Serviços Públicos e a de Ação Social no mutirão foram fundamentais no trabalho de combate ao mosquito. “Podemos dizer que esse trabalho em conjunto fez o diferencial. São mais de cem profissionais envolvidos nas ações em busca de um único propósito, combater essa praga que tomou conta dos lares brasileiros”, finalizou Veraluce.
As ações do mutirão incluem desde limpeza de ruas, terrenos e canaletas, a orientação à população, colocação de larvicida, distribuição de telas de proteção e hipoclorito, além de atividades sociais que trazem a comunidade às tendas montadas onde as pessoas recebem serviços e também informações de como combater o mosquito dentro de casa.
O mutirão segue visitando os bairros do município. Nesta semana acontecem ações nos loteamentos de Bau, Bela Vista e Caiçaras I, II e III.
Informações da assessoria