“Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. É com esta canção que os paroquianos da Igreja Matriz de Santo Antão lembram do seu velho e bom pastor: Renato da Cunha Cavalcanti, ou, simplesmente, Padre Renato, como era chamado. Falecido em maio de 2015, o monsenhor será homenageado com uma escultura – em tamanho real – neste sábado (16), durante a festa do padroeiro, a qual organizou por 52 anos.
A escultura do religioso ganhou forma após ser idealizada pelo prefeito Elias Lira (PSD). A produção do monumento ficou por conta de Fernandes Rodrigues, artista plástico vitoriense. Em conversa com o Blog Nossa Vitória, o artesão contou que o prazo para a realização da obra foi de cerca de três meses, com pausas para realização de outras obras. “A espiritualidade do padre ajudou bastante. Foi rápido de fazer”, contou. Este é o quarto monumento de sua autoria que é fixado em praças do município.
Vestido de batina, com um roquete e estola, a estátua de bronze será fixada em uma base de mármore, no lado direito da Praça Dom Luís de Brito. A inauguração acontece na noite do sábado, por volta das 20h, após a Santa Missa.
LEILÃO – Na solene concelebração do domingo, 17 de janeiro, dia do padroeiro, novas homenagens serão prestadas ao Padre Renato. Também no dia, a paróquia estará leiloando o Fusca que o sacerdote utilizava para evangelização das comunidades de sua paróquia, principalmente na Zona Rural. O veículo de 1977 teve como lance inicial R$ 5 mil e, até a publicação da matéria, os lances já ultrapassavam R$ 7 mil.
Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória