Foi entregue aos vitorienses na noite deste sábado (16), a estátua em tamanho real do Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, o Padre Renato, como era conhecido. Instalada na Praça Dom Luís de Brito – Praça da Matriz -, de frente para a paróquia de Santo Antão, a qual comandou por 52 anos, a peça faz parte das homenagens póstumas ao religioso, que faleceu em maio de 2015.
A obra foi confeccionada pelo artista plástico vitoriense Fernandes Rodrigues. A homenagem foi idealizada pelo prefeito Elias Lira (PSD). “Eu sempre tive Padre Renato como um grande amigo. Eu sempre dizia a ele, que ele não falava com o prefeito. Conversava com Padre Renato como um amigo e um homem religioso, que graças a Deus ele foi. Ele merecia uma homenagem muito maior”, disse o gestor emocionado.
Uma das irmãs do sacerdote, em nome da família, agradeceu a homenagem. “A tão bela escultura nos faz recordar a imagem de Renato viva em nossa memória. A toda comunidade vitoriense, meu muito obrigado pelo reconhecimento por tudo que Renato fez e foi para Vitória”, disse.
Representando os paroquianos da Matriz de Santo Antão, Pedro Queiroz destacou a trajetória do monsenhor em Vitória. “Estamos no Vale do Tapacurá. E neste vale, nasceu o caráter, nasceu a conduta e o exemplo fecundo do nosso querido Padre Renato da Cunha Cavalcanti, cuja a família aqui está e tem motivo de sobra para se orgulhar”, enfatizou.
Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória