Método usado pelo MEC pode selecionar mais de 14 mil estudantes em Pernambuco
Começa nesta segunda-feira (11) mais uma prova de fogo para milhões de estudantes que enfrentaram a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro do ano passado. As inscrições do Sistema Integrado de Seleção Única (Sisu) e terminam no próximo dia 14. O método, utilizado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de Ensino Superior de todo o País, desde 2010. O fera não pode ter zerado a redação. Serão mais de 14 mil vagas à disposição em Pernambuco.
Toda a seleção é realizada online. A dica é ficar atento às notas de corte. Serão 228 mil vagas em 131 instituições pública de Ensino Superior brasileiras. Os candidatos selecionados devem efetivar a matrícula entre os dias 22 e 26 de janeiro. O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 deste mês, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na internet (www.enem.inep.gov.br). O estudante pode se inscrever em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção).
Durante o prazo das inscrições, o candidato poderá alterar a opção de cursos quantas vezes forem necessárias. O primeiro passo é entrar no site www.sisu.mec.gov.br. Para ter acesso, é preciso colocar o mesmo login e senha do Enem e escolher duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições de todo o Brasil. Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem.
A pedagoga Simone São Marcos, 30 anos, pretende se inscrever assim que o sistema for liberado, na manhã de hoje. Apesar de o resultado não ter sido satisfatório, principalmente para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela diz ainda ter esperança de ser classificada no curso de Medicina na Universidade de Pernambuco em Garanhuns e na Federal de Caruaru, ambas no Agreste do Estado. “Como é muito concorrido, fico temerosa”, comentou. Ela obteve nota 960 em redação. “Foi a minha maior pontuação. Espero que no total seja suficiente para eu passar”, disse Simone, que permanece confiante.
LISTA DE ESPERA – Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 de janeiro. Podem participar da lista de espera candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato. A convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.
COTAS – Por causa da lei 12.711/2012, este ano, as instituições federais vão dispor de metade das vagas para candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública. Em Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já adotam esse percentual. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) destinou, na última seleção, 37,5% para cotistas. Agora, vai aumentar para 50%. A Universidade de Pernambuco (UPE), por ser um estabelecimento estadual, não segue a legislação, portanto, 20% das vagas são para egressos da rede pública de ensino.
PROUNI – Outra opção para os alunos que não forem aprovados nas universidades públicas pelo Sisu é se inscrever no Prouni. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Folha de Pernambuco