Chuva forte e ventos deixam transtornos em Vitória de Santo Antão

As fortes chuvas que pegaram de surpresa vários municípios pernambucanos nesta sexta-feira (29) é resultado de um fenômeno atmosférico intensificado pelo El Niño, segundo o doutor em Meteorologia Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Segundo dados da agência, choveu em Vitória, nas últimas 24 horas, 36,38mm. O fenômeno, chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), atingiu em cheio o estado, causando trovoadas, chuvas fortes e rajadas de vento que ultrapassam os 50 km/h. A chuva de granizo registrado no Agreste também pode ter sido causado por isso.

chuva em vitória“O Estado está no que chamamos de borda do VCAN, o que significa que teremos chuvas até o domingo (31). Porém, a intensidade vai diminuindo. Os períodos da noite serão os mais chuvosos”, garantiu o especialista. “A incidência dos raios acontece na formação desse sistema, mas se tornam mais raros durante seu desenrolar”, completou Pereira.

Vários bairros de Vitória de Santo Antão ficaram sem energia. Relatos que  s bairros do Lídia Queiroz, Belo Horizonte, Irã, Jardim São Pedro, Maranhão, Lagoa Redonda, Trajanos e Sítio do Meio tiveram o fornecimento de energia interrompido. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), o número de profissionais foi reforçado e está de prontidão para qualquer emergência.

As fortes chuvas causaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Os pontos mais críticos foram no centro, na Avenida Mariana Amália. Águas também ficaram acumuladas no viaduto do Cajá e na Rua dos Borges.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *