Mulheres de Vitória de Santo Antão, na mata sul do estado, a 50 quilômetros do Recife, vão poder fazer o exame de mamografia gratuitamente e perto de casa. Uma unidade móvel com o mamógrafo vai percorrer diversos bairros da cidade até abril. Estão previstos inicialmente 600 atendimentos, mas esse número poderá crescer, dependendo da procura.
A iniciativa é da Assejur, de acordo com o presidente da Associação, o advogado Arthur Neves, desde 2013 são desenvolvidas ações de combate ao câncer. “A Assejur tem atuação voltada, principalmente, para a cidadania, assistência social e jurídica. Mas diante da grave situação em que se encontra a saúde pública no país, nos engajamos na busca de iniciativa que promovessem a prevenção. Em 2013, 2014 e 2015, foi realizado um amplo programa de prevenção ao câncer de mama e próstata, em convênio com o SESI. Neste ano, o programa inicia maior e de forma descentralizada”, explicou Neves.
O resultado do exame sai em 15 dias e cada mulher será avisada. A primeira comunidade a ser visitada é o loteamento Conceição 2 – nesta sexta-feira 22/01. No sábado segue para o Iraque e no domingo para o loteamento Militina. No próximo fim de semana a unidade móvel vai atender ao Jardim Ipiranga, Campinas e Cajueiro.
“Além do exame em si, uma equipe multidisciplinar vai reforçar conceitos como o de que a detecção dos tumores mamários na fase inicial aumenta as chances de cura e que o autoexame é o meio mais consagrado que leva ao diagnóstico precoce da doença”, explicou Arthur Neves.
A ASSEJUR é uma associação civil sem fins econômicos fundada em 2010. Ela tem entre os seus associados psicólogos, assistentes sociais e advogados que prestam serviços gratuitos aos moradores de Vitória de Santo Antão. O programa “+Saúde” da Assejur se propõe a disseminar fortemente a informações sobre a prevenção das diversas formas do câncer, principalmente de próstata e mama.
quando é que vai vir para lado do lidia queiroz ?