Com programação tradicional, Vitória de Santo Antão celebrou nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, o aniversário dos 370 anos da Batalha do Monte das Tabocas, marco decisivo na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645.
As comemorações tiveram início na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, com o hasteamento das bandeiras, ao som da Banda Marcial 03 de Agosto. O deputado estadual Joaquim Lira discursou para s presentes, destacando a importância da data histórica. A solenidade seguiu com o desfile do Tiro de Guerra, 38º Corrida das Tabocas – que percorreu o bairro do Livramento, Maués e Centro – e saída da procissão de Nossa Senhora de Nazaré.
No monte, a programação teve continuidade com celebração de missa e apresentações culturais.
História
A Batalha do Monte das Tabocas, fruto da Restauração Pernambucana, foi travada entre os holandeses e o exército formado pelos portugueses e brasileiros.
A batalha ocorreu no Monte das Tabocas – ponto mais alto da serra do Camocim, em Vitória de Santo Antão, em 3 de Agosto de 1645, sendo vencedoras as forças luso-brasileiras. A batalha marca o início da retirada definitiva dos holandeses da região Nordeste do Brasil.