Simulador de direção passa a ser obrigatório nas autoescolas

Autoescolas terão até 31 de dezembro para se adequar. Atualmente, apenas quatro estados tornaram as aulas no equipamento obrigatórias

simulador de direçãoO Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção nas autoescolas de todo o Brasil. A resolução sobre tema foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira. Até o momento, somente quatro estados exigem as aulas nos simuladores: Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas. Segundo o Contran, o pedido da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.
Conforme a norma, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou motoristas que irão mudar de categoria, serão obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula no equipamento, sendo uma com conteúdo noturno. As aulas devem ser realizadas depois da conclusão do curso teórico e antes da prática nas ruas.

Os centros de formação de condutores terão até 31 de dezembro para se adaptar. Inicialmente a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Numa segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

O presidente do Contran, Alberto Angerami, afirma que a maior preocupação é com a segurança no trânsito, e ressalta que o pais já tem bons resultados nos estados que já aplicaram a medida, como no Rio Grande do Sul, onde foi registrada uma redução no número e acidentes depois da obrigatoriedade do simulador.

Informações do EM.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *