Comparativo da SDS é feito entre dados de maio deste ano e do mesmo mês de 2014
O número de homicídios em Pernambuco caiu, em maio deste ano, em relação ao mesmo mês de 2014. Foram 310 assassinatos, 11 a menos que no mesmo período do ano passado, o que não ocorria há 14 meses. A queda foi de 4,5%, considerando a medição para cada grupo de 100 mil habitantes, e de 3,4%, em números absolutos. Apesar disso, de janeiro a maio de 2015, o quantitativo acumula alta de 11% em relação aos primeiros cinco meses do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na tarde desta quinta-feira (4).
O aumento do volume de apreensões de armas contribuiu para a redução recente. De janeiro a maio, foram 2.541 itens retirados de circulação, ante 2.080, no mesmo período de 2014. O número de prisões, que, na mesma margem de comparação, aumentou de 8.264 para 8.333, foi outro fator ao qual foi creditada a queda do quantitativo de assassinatos, juntamente com mudanças nas gratificações dadas a policiais por apreensões de armas de fogo, cumprimentos de mandados de prisão e redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ao longo dos cinco primeiros meses de 2015, a quantidade de Áreas Integradas de Segurança – AIS que alcançaram a meta de redução de CVLIs de 12% aumentou. No mês de janeiro, seis AISs atingiram a meta. Em fevereiro e março, oito. Em abril, o número subiu para nove, e no mês de maio, para 11. Além disso, 32 cidades não tiveram registros de homicídios durante o mês passado. “Isso sinaliza que estamos trabalhando de maneira forte para voltar a reduzir a criminalidade no Estado”, ressaltou Carvalho.