Com resultado ruim do varejo, promoções tomam conta das vitrines

Desaceleração começou a ser sentida na Páscoa e foi referendada no Dia das Mães, segunda melhor data para o varejo

A desaceleração da economia começou a ser sentida na Páscoa e foi referendada no início de maio, com a queda das vendas do Dia das Mães – melhor data para o varejo, depois do Natal. E as perspectivas para as festividades futuras não vão muito bem. A previsão para Pernambuco da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) é de queda de 1% nas vendas do Dia dos Namorados comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado ruim inquieta os lojistas que começam a pensar em ações estratégicas para recuperar o fôlego do caixa e, assim, trazer o otimismo de volta. Dentre as alternativas encontradas pelas empresas, estão as ações promocionais, que incluem liquidações, sorteios e descontos.

De acordo com o economista da Cedepe Business School e professor da UFRPE, Luiz Maia, a crise tem levado a promoções mais vantajosas para o consumidor e com um conjunto maior de lojas e segmentos adotando essa estratégia. Na visão do especialista, como o período do Dia das Mães vendeu abaixo das expectativas, as promoções para as próximas datas festivas prometem ser melhores devido ao acúmulo de estoque.

Para o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, “muitas lojas aproveitaram os produtos que não tiveram um bom desempenho nas vendas passadas para liquidá-los agora”. A artimanha seria uma alternativa para reduzir os impactos negativos. Segundo Maia, “o ano está chegando pela metade e muitos comerciantes veem frustrados seus planos de expansão e de maior rentabilidade, por isso esses descontos estão acontecendo de maneira bem generalizada e eficiente”. “Em um momento otimista, acredito que as vendas em junho se igualem ao ano passado”.

Pesquisa – A Intenção de Consumo das Famílias, apurada pela Confederação Nacional do Comércio, registrou 96,4 pontos em maio. Pela primeira vez, desde 2010, o índice entrou para zona negativa, abaixo de 100 pontos.

Informações da Folha de Pernambuco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *