A prefeitura da Vitória inaugurou na manhã deste domingo (17), na comunidade do Outeiro, o primeiro Centro de Convivência e Profissionalização, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
A iniciativa pioneira do poder público local em parceria com uma instituição federal de ensino irá permitir que projetos de extensão do IFPE/Vitória com caráter educativo ou social, atrelados a assistência à criança, ao adolescente e ao idoso sejam implantados para beneficiar a população na zona rural do município.
O modelo permitirá um portfólio de atividades pedagógicas conjuntas, disponibiliza para a comunidade uma biblioteca comunitária, mobiliário, espaço para convivência, salas para aulas e oficinas onde serão realizadas inúmeras atividades.
O secretário de Ação Social, Manoel Aldo afirmou que o Centro inova na busca para encurtar o caminho entre a população e os seus direitos. “A partir de agora a comunidade terá a oportunidade de acessar os diversos serviços que são oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e aos seus direitos como cidadão. Aqui a população terá atividades culturais, acadêmicas e cursos de profissionalização. De imediato estamos iniciando com cursos de eletricista, artesanato e pintura; outros estão a caminho”, explicou Aldo.
Durante a inauguração o deputado estadual, Joaquim Lira, destacou que em momento de crise é preciso ter experiência administrativa e força para encontrar soluções. “Em todos os cantos da cidade a obra ou está em andamento, já terminou, vai começar, ou o projeto está sendo desenvolvido. Andamos em um ritmo diferente de muitas cidades. Não podemos parar porque o povo precisa mais do que nunca dessas ações, do acesso aos seus direitos”, afirmou. O deputado também confirmou a implantação, no próximo mês, da escola conectada na comunidade do Outeiro.
Responsável técnico pela implantação do projeto junto a Secretaria de Ação Social, o servidor administrativo do IFPE, Roberto Leopoldino, falou sobre a parceria. “Esse espaço surgiu dentro de um processo de efetivação das ações de extensão. Além dos serviços da Ação Social, o CCPV em Outeiro irá atuar como um braço do Campus, um espaço organizado e centralizado para nossas ações junto à comunidade. Aqui serão desenvolvidos projetos pontuais, ações especificas como resultados dos estudos acadêmicos”, explicou. Na ocasião foram entregues títulos de posse de terra a agricultores da localidade.