Entre os assuntos que foram pauta da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão desta quinta-feira (30), esteve a implantação de novos semáforos na Avenida Henrique de Holanda, na altura da Praça da Bíblia, para facilitar o acesso ao empreendimento Hiper TodoDia. Os parlamentares repercutiram os postos negativos que a sinalização causou ao fluxo de veículos.
A discussão foi iniciada pelo vereador Saulo Albuquerque (SDD). “Está um caos. Realmente tem que ser revisto tudo aquilo ali, para que realmente o trânsito de Vitória volte a fluir. Sabemos que Vitória está uma cidade em crescimento, mas não podemos concordar com o tempo que se passa ali, à espera do sinal abrir e fechar”, comentou.
Novo da Banca (PSD) também expôs seu posicionamento na tribuna. “Se contarmos os sinais desde o shopping até o João Murilo, o espaço é muito pequeno para tantos sinais”. Para o vereador, é necessário diálogo para a solução do problema. “Isso tem que ser visto. Vamos ter que conversar com o prefeito, sentar com o pessoal da coordenação do Hiper [TodoDia] e ver o que é melhor para a cidade, porque a cidade está travando”.
Danda da Feijoada (PR) comentou o excessivo número de sinais implantados no perímetro da entrada da cidade ao trevo que liga a avenida a PE-45. O vereador lembrou que do trecho entre o bairro do Cajueiro e Alto José Leal, de quase 2km, não há semáforo.
A questão não é somente o número de semáforos, mas a falta de adequação da via ao seu fluxo.
A avenida Henrique de Holanda precisa urgentemente ganhar mais duas faixas por sentido, uma vez que o número de veículos transitando em regularmente uma faixa de rolamento é impensável, o que agrava com as retenções semafóricas.
A falta de infraestrutura viária é o ponto chave.
De nada vai adiantar aumentar o número de faixas, semáforos, faixas de pedestres, radares se a população de nossa Vitória é mal educada.
O projeto de trânsito de uma via ou local, não visa só o tráfego de veículos, mas veículos e pessoas (pedestres). Nós que andamos de carros, precisamos ser menos orgulhosos e vê a situação do pedestre. Afinal a maior parcela da população ande de pé e precisa cruzar as rodovias movimentadas, e só semáforos ou passarelas resolvem. Os ajustes serão feitos, com um pouco de paciência chegaremos lé.
Sobre a discórdia dos Semáforos na Av. Henrique de Holanda, o curioso é que tenho em mãos o pedido de um dos vereadores que condenam dos semáforos, para por mais um na bifurcação da Silva Jardim com a BR, em Piaba Veículos. Você entendeu?
quem sai da av. henrique de holanda e segue pelo dere, maternidade, passando pelo forum esse trajeto deveria ser mao unica . todos os veiculos que retornarem sentido cidade , suburbio ao chegarem proximo ao forum entrariam a esquerda para sair em piaba e seguiriam sentido petrobras ai sim melhoraria e muito pensem nisso