
Quati, anta, urso, macacos. A bicharada do Parque Zoológico Melo Verçosa teve um final de semana diferente e superdivertido. Em comemoração a semana Pascoal, biólogos, veterinários e cuidadores prepararam para os animais alguns “presentes de páscoa”.
Utilizado uma técnica cientifica denominada “Enriquecimento Ambiental” que busca tornar o habitat mais estimulante e incentivar a capacidade intelectual dos animais, os alimentos preferidos foram embalados em formatos de presentes e oferecidos em horários diferentes da alimentação fornecida diariamente.
Além da atenção constante e cuidados de diversos profissionais Biu, tito, Bruno e Nina, como são chamados respectivamente a anta, o quati, o urso e os macacos pregos, receberam varal de cenouras e mel, bola de cipó, pendurada em tronco recheada com cenoura e mel, caixa em formato de coelho recheada com cenouras e peixes, e “Ovos cozidos de páscoa”.
De acordo a bióloga, Stella Barros, a ideia é apresentar aos bichos situações com caráter de novidade e imprevisibilidade que contribuem para o bem estar dos animais cativos.
“Esse procedimento é conhecido como “Enriquecimento Ambiental” que, na prática, abrange uma variedade de técnicas criativas, originais e engenhosas que podem proporcionar ao animal mais motricidade fazendo com que ele expresse comportamentos mais próximos aos comportamentos naturais da espécie, motivo que reflete numa boa qualidade de vida”, explica.
O procedimento em forma de brincadeira influência a habilidade do animal em se adaptar às novas situações e reduzem o estresse prevenindo o surgimento de comportamentos anormais.
O zoo ja ta funcionando novamente?
Olá! Ainda encostra-se fechado para visitações.