Lei Seca será descentralizada no carnaval

Novo esquema prevê rondas no entorno dos pontos de operação e ações de manhã e à tarde.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O esquema de atuação da Operação Lei Seca irá mudar em todo o estado a partir de março. A nova estratégia do programa de enfrentamento de mortes no trânsito será a descentralização das equipes durante as blitze, com a criação de rondas no entorno dos pontos de operação e aumento da permanência do tempo das equipes nas ruas, para intensificar a atuação nos horários da manhã e da tarde. Os testes começaram na semana passada e se repetirão hoje, e também com parte do efetivo durante o carnaval.

Desde dezembro de 2011, a Operação Lei Seca está sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, de onde é feito o monitoramento estatístico dos acidentes. Entre 2012 e 2013, a taxa de mortalidade por acidentes de transporte terrestre foi reduzida de 23,2 para 19,9 óbitos por 100 mil habitantes, em Pernambuco.

Segundo o tenente-coronel André Cavalcanti, coordenador-executivo da operação, desde novembro de 2014, porém, os números apontam para crescimento dos acidentes com vítimas pela manhã e à tarde. Por isso, as equipes passarão a atuar por cerca de 11 horas nas ruas, ao invés das atuais oito. Quando as blitze estiverem montadas, motos e viaturas se deslocarão parte em ruas secundárias.

“Hoje temos dificuldade de atuar em algumas periferias, em que as ruas são estreitas e não permitem a montagem da operação. Por isso, vamos fracionar as equipes. Também vamos começar mais cedo, por prevenção”, esclareceu Cavalcanti. Atualmente, nove equipes saem diariamente às ruas, com 11 pessoas cada.

Em 2015, as equipes trabalharão em horário estendido, em 66 pontos. Serão utilizadas nove vans informatizadas e viaturas de apoio, ampliando o raio de atuação. Os bloqueios serão realizados em todos os turnos, nas saídas das principais concentrações de folia e das praias, em parceria com as polícias Rodoviárias Federal e Estadual.

Diario de Pernambuco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *