Governo de Pernambuco divulga ações do Carnaval sem Preconceito

Serão realizadas atividades informativas, de sensibilização, mobilização e busca ativa nos principais polos de animação.

cadeirante
Foto: G1 PE

Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (9), na sede do Galo da Madrugada, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança de Juventude de Pernambuco (SEDSCJ) divulgou ações do programa Carnaval Sem Preconceito. O programa foca na prevenção e proteção, visando o combate das situações de desrespeito aos direitos humanos: exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a mendicância, e demais violações que necessitem de orientação e atenção especializada.

“O tema traduz o objetivo do trabalho realizado, que é garantir uma festa pacífica, onde a população possa aproveitar todo o período em segurança”, destaca o secretário Isaltino Nascimento. Ele disse ainda que o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos focos da operação. “Fortalecer a prevenção da violência no estado é uma prioridade, e, durante o carnaval, não mediremos esforços para coibir qualquer ato que viole os direitos humanos”.

As atividades de sensibilização e informação da população sobre os problemas já começaram em pontos estratégicos – como metrô e aeroporto – onde equipes técnicas especializadas no enfrentamento das violações estão atuando, divulgando o número da ouvidoria da SEDSCJ, 0800.081.4421. A abertura do serviço será no Juizado do Folião no Galo da Madrugada, onde a ouvidoria fará plantão, as 10h às 16h, recebendo ligações de foliões que tiverem sofrido algum tipo de preconceito. Do sábado até a quarta-feira de cinzas, a ouvidoria funcionará 24h na sede da Secretaria, no Palácio Frei Caneca, na Avenida Cruz Cabugá. As equipes da ouvidoria reunirão advogados, psicólogos e intérpretes de LIBRAS. O espaço também contará com assistentes sociais que receberão familiares e acompanhantes das vítimas de qualquer tipo de violência e discriminação.  As solicitações serão encaminhadas para o Conselho Tutelar, Polícia Militar, e a estrutura dos programas Atitudes das Ruas, focado na abordagem social de rua trabalhando a prevenção de substâncias psicoativas, álcool, crack e outras drogas, e Vida Nova, que realiza ações voltadas para a garantia dos direitos das pessoas em situação de risco pessoal e/ou social e de rua.

A Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude também está envolvida, reforçando as equipes técnicas de mobilizadores para integrar ação conjunta com cada município, além das capacitações direcionadas a policiais com foco na forma de abordagem. As equipes já estão atuando, distribuindo material informativo junto à rede hoteleira, comércio formal e informal e às famílias cadastradas nos programas sociais.

E, durante os dias de festa, em pontos diversos, como no Galo da Madrugada, serão montados os Espaços de Proteção, criados para receber crianças em situação de vulnerabilidade, como por exemplo, as que acompanham os pais que aproveitam a folia para trabalhar. Nos locais são realizadas oficinas lúdicas com as crianças. Segundo o secretário Isaltino Nascimento, a parceria com o Galo da Madrugada vai além. No sábado, todos os trios elétricos do Galo divulgarão o número da Ouvidoria, e os artistas serão convidados a falar sobre o programa durante os shows.

Ainda no Galo, estará montado um dos cinco Camarotes da Acessibilidade (Olinda, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Ipojuca também recebem o espaço). Coordenado pela SEDSCJ, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, o espaço proporcionará aos portadores de necessidades especiais acesso facilitado para chegar aos camarotes, com rampas de acesso, serviços de audiodescrição, intérpretes de Libras, banheiros químicos adaptados e piso tátil.

FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *