Coletiva de imprensa apresenta prazos e horários dos desfiles carnavalescos.
Na tarde desta terça-feira (06/01), durante coletiva de imprensa, realizada no auditório da Secretaria de Defesa Social – SDS, situada no Recife, foram apresentadas diretrizes para o Carnaval de 2015. As regras são fundamentais para que se tenha uma folia tranquila e segura.
Abrindo a coletiva, o secretário executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, agradeceu a presença da imprensa, do coordenador da Câmara Judiciária do Pacto pela Vida, desembargador Fausto Freitas, dos representantes da Fundação de Cultura de Pernambuco e do Recife, bem como da Secretaria de Controle Urbano e Turismo do Recife, além de Comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Chefe de Polícia Civil, Gerência Geral de Polícia Científica e dos Batalhões da Diretoria Integrada Metropolitana e do 4ª Batalhão de Polícia Militar, situado em Caruaru e responsável pelo policiamento dos Papangus de Bezerros.
“É muito importante que todos vocês estejam presentes, para que as informações desses critérios preliminares sejam levadas aos representantes de blocos e agremiações carnavalescas, aos cidadãos. São regras necessárias para que tenhamos um Carnaval de muitas alegrias com segurança garantida”, afirmou o secretário.
O presidente do Grupo de Trabalho de Carnaval, coronel Gilmar Oliveira, apresentou o prazo para os pedidos de policiamento das agremiações, que será até a próxima sexta-feira, 09 de janeiro. “Esse limite se deve ao tempo necessário para que se estabeleçam as escalas do policiamento, a programação das diárias, enfim, uma série de ajustes a serem feitos antes do início das prévias, previstas para o dia 28 de janeiro”, explicou o coronel.
Em seguida, o presidente do GT de Carnaval falou dos horários, que respeitam tanto o sossego, quanto a saída e retorno dos moradores em suas residências. Os desfiles das prévias e pós-carnaval, durante o dia, devem acontecer das 10h às 17h e, à noite, das 20h às 0h. Durante o Carnaval, para os desfiles e polos descentralizados, os horários do dia são os mesmos das prévias, com exceção da noite que irá das 19h às 23h.
“Todas as exigências estão estabelecidas legalmente na Lei nº 14.133/10, sendo esse estabelecimento de limites de horários favoráveis ao sossego e ao livre ir e vir dos cidadãos que também optam por não brincar nas prévias e pós-carnaval, por precisar ir trabalhar cedo no dia posterior, precisando assim descansar. Além do nosso policiamento, que também precisa desse descanso para dar suporte no dia subsequente”, esclareceu o coronel Gilmar.
Por fim, foi apresentada a classificação dos blocos carnavalescos. Os de grande porte, não poderão ultrapassar a quantidade de 10 trios elétricos, com exceção do Galo da Madrugada, que terá 25 trios. Já os de médio porte, poderão ter até cinco trios e os de pequeno porte até três trios. A duração máxima de cada desfile será de 6 horas.