Através de audiência pública na tarde desta sexta-feira (16), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão e a Agência de Meio Ambiente do Município – AMAVISA – apresentaram aos vitorienses a elaboração do Projeto Básico com Objetivo de Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos a ser implantado no município. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, no bairro do Livramento.
Segundo a apresentação da empresa Modus Engenharia e Serviços, responsável pela elaboração do projeto, a solução relativa à destinação dos resíduos sólidos da cidade seria a construção de uma Central de Recepção e Beneficiamento de Resíduos – CRBR. Os recursos de investimentos seria de iniciativa privada, através de concessão dos serviços públicos. O funcionamento do empreendimento gera 56 empregos diretos.
Ainda segundo a empresa de engenharia, o prazo para a construção das obras é de até 24 meses, contados a partir da emissão de licença de instalação pelo órgão ambiental. Já o prazo para a recuperação do local onde atualmente é o lixão, no Distrito de Natuba – área rural do município -, é de até 36 meses.
Estiveram presentes na audiência o secretário de governo, Ozias Valentim, o secretário de Planejamento, José Barbosa, o secretário de Obras, Manoel Jorge, os vereadores Toninho Nascimento e Bau Nogueira, representantes da secretaria de Ação Social e da Associação de Catadores, além da sociedade civil.
CENÁRIO ATUAL – A população de Vitória de Santo Antão, estimada em 135.000 habitantes, gera cerca de 121 toneladas diárias de resíduos sólidos. Toda a coleta da cidade é destinada ao lixão. Os resíduos geram graves efeitos ao meio ambiente.