Os deputados estaduais de Pernambuco aprovaram por unanimidade o aumento dos seus salários, que passaram de R$ 20 mil para R$ 25 mil. A sessão extraordinária desta terça-feira (13) foi convocada em pleno recesso pelo presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), para votar o aumento nos vencimentos.
O reajuste será de 26,34%. Aprovado em primeira discussão, o projeto ainda passa pela segunda discussão e pela redação final, antes de ser batido o martelo. No entanto, quando o texto é aprovado no primeiro momento, a tendência é seguir o comportamento.
Após a aprovação, dois homens vestidos de palhaço invadiram o plenário para protestar contra a decisão, e foram retirados pela segurança da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Participaram da reunião extraordinária 38 dos 49 deputados.
À frente da Casa Joaquim Nabuco, o deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT), justifica que a interrupção do recesso e a convocação extraordinária se deu porque a Constituição Federal determina que todos os deputados têm que legislar em matéria financeira na legislatura anterior.
Atualmente, 26 dos 49 parlamentares pernambucanos foram reeleitos e vão se beneficiar com o reajuste salarial, inclusive o próprio presidente da Alepe, que disputa este ano o quinto mandato.
Questionado se o projeto poderia sofrer alguma intervenção na próxima discussão ou na redação final, o presidente da Casa Joaquim Nabuco, Guilherme Uchoa, respondeu: “O que você acha?”, dando a entender que o texto será aprovado integralmente, sem alterações. Os parlamentares de Pernambuco se reúnem nesta quarta-feira (14) para a segunda discussão e a redação final do projeto.
Com informações do Blog de Jamildo