Em sessão solene, 19 pessoas receberam na noite da quinta-feira (18) o título honorífico de Cidadão de Vitória de Santo Antão. A sessão solene durou pouco mais de duas horas e lotou o auditório do Silogeu Professor José Aragão, no bairro da Matriz, com autoridades, familiares e amigos dos homenageados.
Na mesa de honra estiveram presentes os vereadores Toninho (PROS), Novo da Banca (PSD), Edinho (PMN), Geraldo Filho (SDD), o presidente da Casa Diogo de Braga, Professor Edmo Neves (PMN), o secretário de Governo de Vitória, Ozias Valentim, o ex-prefeito Demétrius Lisboa, o diretor-presidente da Agetran, Hildebrando Lima, a primeira dama do município de Bezerros, Maria Maurinete Carvalho e a secretária de educação de Bezerros, Ladjane Lima.
Abrindo a sessão, Edmo Neves destacou a grande responsabilidade que cada um dos 19 novos vitorienses adquiriram junto com a homenagem. “Vocês agora são filhos de uma das mais importantes cidades de Pernambuco. Porém, como a maior parte das cidades brasileiras de médio porte, temos dificuldades em diversos setores que ainda nos impedem de dar ao vitoriense uma vida com pleno acesso aos serviços públicos básicos. Muito precisa ser feito e podemos fazê-lo, se agirmos juntos”.
No palco os dezessete novos vitorienses receberam os diplomas dos vereadores. Dois homenageados justificaram a ausência, e por motivo de força maior, vão receber a comenda em outra oportunidade. Alguns desses títulos foram concedidos há mais de 20 anos, ainda na gestão do ex-prefeito Ivo Queiroz, mas nunca haviam sido entregues.
Abaixo uma lista com o nome dos novos vitorienses que receberam os títulos de cidadania:
Adilson Brito – Empresário
Ailton José Alves – Pastor evangélico
Ana Maria Xavier – Professora
Antônio Arnaldo da Silva – Produtor Cultural
Antônio Fernando Flor – Pastor evangélico
Armindo Albuquerque – Educador Físico
Bruna Falcão – Delegada da Polícia Civil de PE
Carlos Roberto Rodrigues da Silva – Empresário
Clauderico Sampaio Couto – Médico
Edinaldo Torres – Radialista
Enoque Alves Soares – Subtenente do Exército
Frederico Carneiro do Rêgo Bastos – Bispo Episcopal
José Belarmino Dutra – Empresário
Lactan Alberto do Nascimento – Pastor evangélico
Luís Boaventura – Jornalista
Luiz Carlos do Nascimento – Radialista
Roberto José dos Santos – Pastor evangélico
Rodney Antônio Georde – Padre
Severino Torres Chalega – Professor
A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, ou de outra esfera do Poder Legislativo, como as Assembleias de cada Estado, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. A comenda equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial e o agraciado passa a ser conterrâneo de um nativo daquele Município ou Estado.
Para que se lhe conceda tal honraria, faz-se necessário que sejam registrados os feitos do novo cidadão em defesa do povo do local que lhe concedeu tal cidadania. Os feitos de cada um dos 19 novos vitorienses foram registrados em proposições dos vereadores, que foram aprovadas pela Câmara de Vereadores, para que a homenagem pudesse ser concedida.
Estava presente e com convicção posso dizer: Vitória recebeu filhos ilustres!!
Parabéns a todos!