PE Conduz inicia operação em Vitória de Santo Antão

A primeira rota de atendimento do PE Conduz em Vitória de Santo Antão foi realizada nesta segunda-feira (22). A iniciativa garantiu com segurança o transporte, em van adaptada, de uma usuária de cadeira de rodas até a Clínica Municipal de Fisioterapia Evandro Couceiro. 

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) por meio da sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD) e pela a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o programa tem o objetivo de conduzir pessoas com severo comprometimento de mobilidade desde a residência até clínicas específicas para a realização de serviços de habilitação, reabilitação e tratamento de saúde.

Além disso, a ação já funciona em seis outros municípios como Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Arcoverde e amanhã iniciará a primeira rota em Timbaúba, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.  Para a usuária de cadeiras de rodas, Maria Pereira dos Santos, 78 anos, que foi a primeira pessoa a usar oficialmente a van, o transporte traz segurança, conforto e comodidade.

“Esse carro vai me ajudar muito porque vai me pegar e me levar na porta de casa, porque quando a pessoa pode andar é numa coisa, mas quando não pode é outra”, comemorou, assim como sua filha, a professora aposentada, Maria Helena da Silva. “Achei muito bom porque era a maior dificuldade para ela e para nós que a trazemos até a cínica. Era a maior agonia e tínhamos que segurar ela no carro. Agora não, porque a van tem trava e cinto de segurança”, acrescentou.  O início da atuação do PE Conduz na cidade foi acompanhado pela equipe de coordenação do programa, pela representante da Secretaria de Assistência Social, Kátia Andrelle e pela superintendente da SEAD, Rose Maria.

Dados – De acordo com censo do IBGE de 2010, Vitória de Santo Antão conta com uma população de 129.974 mil pessoas. Entre essas, 40.080 possui algum tipo de deficiência. Segundo relatório da equipe da SEAD, a cidade tem seis clínicas especializadas em reabilitação, que atendem o perfil do serviço.

Com informações da assessoria