“Independência ou Morte!”. Palavras opostas e frase decisiva entoada por D. Pedro, em 7 de setembro de 1822, que marcou a soberania do Brasil. Para lembrar a data, Vitória de Santo Antão preparou o centro da cidade para receber à sociedade, e comemorar neste domingo (07), o espírito independência do Brasil.
As comemorações nas terras das tabocas começam, logo cedo, com o momento cívico de hasteamento da bandeira, às 7h30 da manhã, em frente à sede do governo, no bairro do Livramento. Às 15h, a programação continua na Avenida Mariana Amália, local onde será montado o palanque para receber as autoridades militares, prefeito, vereadores e secretários municipais.
Neste horário será realizado o desfile cívico das Forças Armadas, Forças Auxiliares, e das escolas municipais, estaduais e particulares.
É previsto, que muitas pessoas ocupem a Avenida Mariana Amália e a Praça Duque de Caxias para acompanhar o desfile das escolas. Assim como todos os anos, é esperado que o Tiro de Guerra comece o desfile cívico-militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Guarda Municipal que também participa das comemorações.
História – A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Ouvir dizer que esse ano o Tiro De Guerra será o melhor de Todos os Tempos !