Balões devem ser pendurados longe da fiação elétrica (Foto: Divulgação/PCR) |
Decorar a rua com bandeirolas e acender fogueiras fazem parte do ritual junino. Para preservar a tradição sem se envolver em acidentes com rede elétrica, pequenos cuidados devem ser seguidos: manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia são alguns deles. As fogueiras devem ter uma atenção especial: devem ser instaladas longe da rede de distribuição de energia, evitando assim explosões e queimaduras.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta que a decoração de ruas e praças também exige cuidados: não se deve utilizar postes ou fiação elétrica para instalar bandeirinhas, balões ou qualquer outro enfeite. Dentro de casa, bocais de lâmpadas não devem ser utilizados como suporte de enfeites, evitando assim choques elétricos e incêndios.
A companhia frisa ainda que as ligações provisórias para arraiais e barracas de comidas típicas devem ser executadas por profissionais da Celpe, já que ligações clandestinas colocam em risco a vida de pessoas e é crime, previsto no Código Penal Brasileiro.
Veja abaixo dicas de segurança:
* Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica;
* Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua: elas devem ficar distantes da fiação elétrica;
* Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;
* Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe.
* Evite soltar balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
* Não manusear equipamentos eletro-eletrônicos caso o corpo esteja molhado.